Filhos: constante preocupação

Filhos, quem os tem, são uma constante preocupação não é mesmo? Preocupações com os estudos, vida financeira, se irão conseguir realizar seus sonhos, se serão felizes e principalmente a preocupação com sua saúde.

 

No post de hoje, iremos abordar um tema que vem se tornando cada vez mais preocupante entre os pais e entre a nossa sociedade: a obesidade mórbida infantil.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são 42 milhões de casos no mundo entre as crianças com até 5 anos de idade.

Mas o que é a obesidade mórbida infantil? Quando a criança apresenta um IMC (Índice de Massa Corporal) superior para a sua idade e estrutura física, ela é considerada obesa. E quando esse índice é muito superior, ela é diagnosticada com obesidade mórbida. 

 

As causas são bem variadas, mas um estudo realizado com 100 mil crianças, mostra que a causa está ligada com aos maus hábitos dos pais. Como a falta de incentivo às atividades físicas, causando o sedentarismo, e as refeições em horas erradas, ricas em gorduras e açúcares

E também, algo que precisamos estar atentos, é com a ansiedade infantil, que é facilmente aliviada na hora da ingestão da comida. Essa válvula de escape acaba desenvolvendo a compulsão alimentar que contribui muito para a obesidade mórbida. 

 

Os males que envolvem a obesidade mórbida infantil contribuem para que a criança desenvolva problemas cardíacos, diabetes muito cedo e isso traz diversos transtornos em sua qualidade de vida. A quantidade de peso desde cedo, acaba trazendo a má formação para o esqueleto do corpo. E infelizmente, uma criança que é obesa tende a ser obesa na fase adulta também, por isso é um tema que precisamos falar e ele deve ter total atenção! 

 

Nós, pais, estamos sempre preocupados com nossos filhos, com seus estudos e estamos dispostos a fazer tudo por eles. Planejamos um futuro para eles desde cedo, guardamos dinheiro para que possam realizar seus estudos, estamos preocupados em deixar bens para que eles possam usufruir no futuro e consigam realizar seus sonhos. Mas devemos estar atentos a isso também, deixar os filhos muito ociosos, pode gerar a ansiedade e simplesmente deixá-los assistir TV ou jogar videogame não irão ajudá-los. Precisamos nos atentar ao tempo que deixamos eles ociosos e procurar alternativas: esportes, hobbies, para que eles não caiam no sedentarismo, pois fazendo isso irá contribuir muito para uma boa qualidade de vida, em sua fase infantil, adolescente e principalmente a fase adulta. Devemos estar atentos aos horários e a uma alimentação mais saudável também, devemos ensiná-los que o consumo exagerado de alimentos gordurosos e o açúcar trazem diversos males à sua saúde. 

 

Se preocupe com isso também na vida de seus filhos, eles irão crescer e ter uma ótima qualidade de vida que, trará enormes benefícios e contribuirão diretamente para as realizações pessoais deles!



Nesta segunda-feira (03.06), é lembrado o Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. “O mundo está obeso. A obesidade é a doença mais comum na faixa etária pediátrica”



Quais dúvidas restaram?

contato@oseguromorreudevelho.com

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Comentários

TOPO